A urgência em reduzir o impacto causado pelas mudanças climáticas se faz cada vez mais evidente. E é exatamente neste contexto que a descarbonização é considerada uma das principais alternativas para enfrentar este desafio de escala global. Naturalmente, grandes empreendimentos ganharam maior foco para a implementação desta alternativa inicialmente, mas isso não significa que a descarbonização para pequenas empresas não tenha um papel fundamental.
Confira neste artigo como estratégias focadas na descarbonização podem contribuir para a mitigação dos problemas ambientais ao passo que proporcionam um leque de vantagens econômicas e de competitividade para empresas de pequeno porte.
Embora o desafio das mudanças climáticas já esteja em pauta no Brasil e no mundo, as emissões de gases de efeito estufa (os GEE’s) segue aumentando e exigindo que maiores esforços sejam realizados para conter efeitos colaterais, como o aumento da temperatura do planeta, prejuízos à saúde das populações, entre outras consequências.
Neste sentido, a neutralização da emissão de carbono das empresas é tida como uma das principais vias de combate a este problema. Em termos de Brasil, por exemplo, as micro e pequenas empresas (MPEs) são consideradas verdadeiras catalisadoras econômicas e sociais. Destas, porém, ainda é pequena a parcela que busca implementar soluções sustentáveis para seus processos.
A partir disso, verificam-se duas coisas:
a perda enorme de oportunidades de crescimento econômico; e
a chance de aproveitá-las neste momento propício.
Ou seja: o empreendedor que apostar na descarbonização poderá ganhar uma vantagem significativa de mercado em relação a seus concorrentes.
Quando se trata de descarbonização para pequenas empresas, é preciso pensar e agir estrategicamente com foco na redução e compensação de emissões de CO2 equivalente – e isso pode levar a uma gama de oportunidades de mercado que já é realidade.
A descarbonização para empresas de pequeno porte pode promover uma série de benefícios que estão além do cuidado com o meio ambiente em si, pois favorece a competitividade entre diferentes setores, o aumento de oportunidades de emprego e o giro de uma economia mais sustentável.
Confira alguns dos principais benefícios da descarbonização para pequenas empresas:
A descarbonização pode resultar na redução de custos operacionais a médio e longo prazo em pequenas empresas, além de induzir a uma cultura interna que adota processos de produção mais eficientes – como os previstos em projetos de produção mais limpa (P+L) –, e o uso de fontes de energia renovável, o que impacta diretamente no caixa dos empreendedores.
A necessidade de enfrentar as mudanças climáticas já impacta diretamente o mercado e o interesse de investidores que apostam em sistemas mais sustentáveis, tanto no presente quanto no futuro.
O interesse verdadeiro em aliar um sistema produtivo e uma gestão eficiente com parâmetros ambientais ligados ao monitoramento, controle e redução de emissões é um verdadeiro chamariz para investidores a nível mundial.
Desta forma, incluir a descarbonização como objetivo permanente dentro de pequenas empresas, bem como saber comunicar estes esforços de maneira íntegra e transparente, já é entendido como um diferencial de grande valia no mercado.
Não menos importante é o impacto que a descarbonização para pequenas empresas exerce sobre o público em geral, incluindo a parcela de pessoas que poderá vir a se tornar cliente de empresas mais próximas dos objetivos de ESG (Environmental, Social and Governance).
E sua efetiva aplicação está além do ganho de selos de reputação que já conferem grande diferencial de mercado.
Quando bem comunicada, dentro dos planos de gestão ambiental e do propósito da descarbonização, esta é uma ação que demonstra um compromisso social precioso, aliado às práticas ESG, as quais consistem em um ótimo convite a novos clientes que valorizam iniciativas sustentáveis que edificam a reputação de empreendimentos com visão responsável de futuro.
A descarbonização consiste, ainda, em uma medida inteligente para o empreendedor se antecipar às demandas futuras da regularização do mercado e legislações.
Além desta adequação prévia, práticas sustentáveis voltadas à redução das emissões de carbono favorecem o empreendedor que investe na transição para uma economia de baixo carbono ao mesmo tempo que o previne de possibilidades de multas e penalidades.
As empresas de pequeno porte podem se beneficiar, ainda, dos efeitos colaterais positivos da descarbonização, dentre os quais se destacam a tendência à inovação de suas cadeias produtivas.
A busca por sistemas mais sustentáveis em si tende a nutrir o interesse dos empreendedores a alavancar seus negócios com melhorias contínuas em seus processos e produtos em um conjunto de diferenciais que englobem uma economia mais sustentável, aliada às tendências mais recentes de mercado e, até mesmo, a oportunidades de incentivos financeiros.
Em outras palavras, a aplicação da descarbonização estimula ainda mais benefícios que a busca pela neutralização de CO2, causando um efeito benéfico de competitividade entre pequenas empresas, que pode resultar em melhores resultados financeiros, sociais e ambientais.
Vale destacar que a neutralização de carbono tem por objetivo evitar que qualquer equivalente a CO2 seja emitido para a atmosfera. Justamente por isso, exige um planejamento complexo que compreende, preferencialmente, todos os setores da empresa e deve ser acompanhado por responsáveis técnicos capacitados.
Embora inicialmente os holofotes tenham sido direcionados para grandes corporações (o que é natural quando se avalia o potencial poluidor de indústrias de grande porte), sabe-se que a soma de impacto causado por pequenas empresas é bastante significativo. Daí a importância de serem incentivadas ações que favoreçam verdadeiramente o pequeno empresário.
Com otimismo, a tendência à aplicação de projetos de descarbonização em pequenas empresas pode ser observada para além da insistência de especialistas ao redor do globo. Não à toa, a sustentabilidade é parte das bases da NIB (Nova Indústria Brasil), junto com questões de produtividade, inovação e exportação.
A fala de Geraldo Alckmin, feita em março de 2024 no seminário realizado em parceria entre o Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) e a Esfera Brasil, é um sinal disso. Segundo o vice-presidente, o Brasil tem potencial de ser o protagonista do mundo no enfrentamento das mudanças climáticas, com estímulo à inovação para a descarbonização da indústria. Além disso, também comentou que é papel do governo desenvolver políticas estruturantes para o setor industrial que visem benefícios ambientais, e a aplicação da descarbonização de biocombustíveis, por exemplo, já tem grande potencial para o estímulo do consumo de energia limpa, renovável e geradora de emprego.
Isso, por si só, já demonstra um bom sinal para empreendedores em geral, e reforça a importância de aliar benefícios para empresas, meio ambiente e a fomentação de uma economia de baixo carbono.
A descarbonização para pequenas empresas é uma excelente alternativa para o empreendedor atualmente, visto que está potencialmente ligada aos pilares de uma economia sustentável no médio e longo prazo, e pode favorecer para além da diminuição de emissões de GEE.
Vantagens competitivas no mercado, atração de investidores e maior notoriedade popular estão entre alguns dos efeitos adicionais de projetos de descarbonização implementados em empresas de pequeno porte. A inovação de processos produtivos e a otimização de produtos mais voltados para a sustentabilidade também são benefícios que colocam a frente os empresários que optarem pela descarbonização.
Você já conhecia as principais vantagens da descarbonização para pequenas empresas? Continue em nosso blog para saber mais sobre como a descarbonização pode favorecer o seu negócio.